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 Arte na educação infantil

Importância do acesso à arte nos primeiros anos de vida.

por Roberta Theodossiou

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A arte desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral do ser humano, sobretudo nos primeiros três anos de vida, período crucial para a formação de habilidades cognitivas, emocionais e sociais. 
Desde o nascimento, o contato com diversas linguagens da arte - como música, dança, teatro, plástica, fotografia, instalações – possibilita às crianças ampliarem seu repertório e externarem sentimentos e emoções. 
Este artigo tem por objetivo relatar a importância do acesso à arte nos primeiros anos de vida, destacar como essas experiências contribuem para o desenvolvimento das crianças e para a construção de uma sociedade mais sensível, crítica e criativa.

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As linguagens da arte como aliada do desenvolvimento de crianças pequenas

Desde o nascimento, os bebês começam a explorar o mundo ao seu redor por meio dos sentidos, explorando suas percepções e sensações, e neste caminho as linguagens da arte oferecem poderosos mecanismos para que as crianças aprimorem suas compreensões de mundo. Experiências de vida com dança, teatro, musicalização, diferentes tipos de explorações plásticas e tanto outros meios, possibilita às crianças a se conhecerem, perceberem o outro e favorecem o desenvolvimento da percepção, memória, pensamento crítico, resolução de problemas, capacidade de observação e contemplação pelo mundo que a cerca.
Para além disso, o acesso à arte desde a infância promove a socialização, interação, regulação emocional e exercício da colaboração entre as crianças. Experiências artísticas coletivas, como apresentações de teatro, de dança ou registros de pintura coletivos, estimulam a convivência em grupo, o respeito às opiniões, criações dos pares e a empatia. Já as experiências individuais como pintura em tela, esculturas, entre outros, incentiva as crianças a contemplarem suas próprias produções e as artes dos seus pares, exercitando o respeito a criação e opinião de cada um.
Contudo, possibilitar que bebês e crianças tenham acesso a arte desde o nascimento, permitirá que elas desenvolvam autoestima, criticidade, sensibilidade, entre tantos outros adjetivos importantes para a construção de sua identidade.

"a arte tem o poder de transformar realidades sociais, oferecendo às crianças oportunidades de expressão e protagonismo como, por exemplo, projetos artísticos comunitários e culturais que podem servir como ferramentas de inclusão social e garantia de direitos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais equitativa"

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Contribuições da arte para a sociedade

Investir na arte e na infância é investir no futuro da sociedade. Desde o nascimento, o acesso à arte deve ser considerado um direito das crianças, essencial para o seu bem-estar e formação. Ao integrar a arte na educação infantil, estamos não apenas promovendo o desenvolvimento individual das crianças, mas também contribuindo para a construção de uma sociedade mais empática, criativa e justa. Além disso, a arte tem o poder de transformar realidades sociais, oferecendo às crianças oportunidades de expressão e protagonismo como, por exemplo, projetos artísticos comunitários e culturais que podem servir como ferramentas de inclusão social e garantia de direitos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais equitativa.

A escola como mediadora do acesso à arte

A escola desempenha um papel fundamental na mediação do acesso à arte, proporcionando às crianças experiências significativas e enriquecedoras. A criação de ambientes favoráveis à exploração e expressão artística e intencionalidade pedagógica, demanda a presença de educadores sensíveis e capacitados para promover práticas artísticas que estimulem o desenvolvimento integral das crianças.
A arte na educação infantil também desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão e no respeito à diversidade. Atividades artísticas que abordam temas culturais, sociais e ambientais ampliam a visão de mundo das crianças, promovendo o respeito às diferenças e a valorização da pluralidade. Além disso, a arte oferece um espaço onde todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou origens, podem se expressar e sentirem-se valorizadas.

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Escolas da infância em ação: bebês e crianças e a arte no centro do trabalho pedagógico

Para as linguagens da arte tornarem-se significativas para crianças tão pequenas, a equipe pedagógica do Centro de Educação Infantil Coração de Maria (CEI) mantido pelo Instituto Claret em parceria com a prefeitura municipal de São Paulo, localizado na região central, tem a arte como eixo norteador do trabalho desenvolvido com as crianças. 
Segundo a pedagoga e mestra em educação Roberta Theodossiou, diretora do CEI, através de formação continuada com a equipe pedagógica, as oficinas artísticas voltadas para os bebês, crianças e trabalhadores possibilitam a imersão em pesquisas artísticas nas mais diversas linguagens. Em 2024, a unidade CEI Coração de Maria utilizou os ODS como tema central do projeto anual do CEI.
Anualmente, cada turma escolhe um  mascote para representar seu grupo, sendo que no respectivo ano os mascotes escolhidos foram artistas envolvidos com as causas ambientais. Foram desenvolvidas inúmeras experiências e pesquisas sobre diversos artistas como Vik Muniz, Abel Rodriguez, Artur Bordalo, Uyra, Hadna Abreu, Pamela Castro, entre outros.
Entre pinturas, instalações, oficinas de contações de histórias, expressões corporais e fotografia, a comunidade educativa vivenciou a arte sob diversos aspectos.
Theodossiou relata que a ação de inserir as linguagens da arte no currículo da escola, possibilita garantir o acesso à arte em todas as pessoas envolvidas na escola.

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